Por que Drable, vereadores e parte da imprensa se uniram contra os professores?

Por Adelson Vidal Alves 

A educação de Barra Mansa está em greve. O motivo: redução do salário dos professores  

O prefeito Rodrigo Drable montou um aparato de guerra na imprensa da região. No Diário do Vale, uma matéria medonha dizia que a cidade poderia entrar em caos financeiro caso os professores ganhassem o piso nacional da educação. Alguém conhece uma cidade quebrada por conta dos salários de servidores públicos? 

Mas o jornal topou vender essa mentira, exibindo contas malucas sem fontes, dando voz a apenas o lado do governo. Se fosse jornal sério, o pasquim das prefeituras ouviria o lado do SEPE, o sindicato dos professores, como manda o bom jornalismo. Mas como a matéria é encomendada e paga, só mesmo o governo pode falar. 

Depois do terror midiático, foi a hora das mentiras virarem ataques materiais. O prefeito enviou mensagem à Câmara dos vereadores que reduzia o adicional de magistério dos professores de 95% para 20%, 75% de redução. A gangue aumentou. Jornal vendido, prefeito e agora vereadores, pelo menos 15 deles, que votaram a lei covarde sem qualquer constrangimento. Ah! Teve ainda a tropa dos cargos amigos do prefeito a gritarem como tontos que o salário dos professores diminuiria o deles. Burrice ou cumplicidade? 

Aprovada a indecente mensagem (abro parênteses para elogiar os dois vereadores que votaram contra: professora Fernanda do PT e Marcell Santos do Cidadania) a guerra volta para o campo das narrativas. O prefeito Drable gravou vídeo e foi à rádio dizer que não haveria redução de salários. Nas palavras do próprio, só "burros" não entenderam isso. Colegas que ouviram a entrevista disseram que o radialista acompanhou o coronel de Barra Mansa. Só que tudo aqui não é questão de burrice, mas de honestidade intelectual, pois a conta é simples. Abaixo explico.

Os professores de Barra Mansa ganhavam X, e com o aumento concedido por lei em 2022 deveriam ganhar 2x. O prefeito descumpria a lei, mas foi enquadrado pela justiça a pagar o valor. O que ele fez? Reduziu o vencimento dos professores na regência, que complementa o salário dos educadores. Os professores que deveriam ganhar 2x, o salário atualizado, voltaram a ganhar X. Reduziu ou não reduziu?

Uma matemática simples mostra o quanto o prefeito mente. A verdade é que Rodrigo Drable fez o que nem o mais inescrupuloso governante da história foi capaz de fazer. Ele simplesmente reduziu salário dos professores. Algo abominável, não? Resta saber porque ele conseguiu tanta gente pra ficar do seu lado nessa ofensiva de perversidades. 

Eu poderia dar uma resposta óbvia: grana. Ele pagou radialistas, vereadores e a imprensa. Mas eu não estaria contando a história toda. Me parece claro que toda essa gente, mais que vendida, nutre um enorme ódio pela educação. 

Quem tem um mínimo de inteligência sabe que professores ganhando bem toda a sociedade se beneficia. O rancor dessa gente contra a educação já estava transparente, nas filmagens de aulas que vimos no ano passado, na criminalização do pensamento crítico, na mentirada do banheiro unissex nas escolas, ideologia de gênero etc. O que une Rodrigo Drable, Dario do Vale, Jornal Aqui e vereadores é o medo de uma sociedade mais educada e crítica. Para seus interesses, melhor que o irracional triunfe, que a educação seja sucateada, assim teremos uma sociedade mais ignorante e manipulável. Professores ganhando menos é muito bom para governantes sem escrúpulos, a elite ignorante e a imprensa venal. 

Entenderam agora porque essa gente toda está contra a educação?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os brancos cristãos escravizados por muçulmanos que a historiografia esqueceu

O identitarismo está construindo uma nova história do Brasil

VILA AMERICANA: POR QUE VOTO NA CHAPA 2