Assim é a ciência

 


Por Adelson Vidal Alves 

Uma revisão sistemática conduzida por epidemiologistas britânicos chegou à conclusão de que “não temos certeza se usar máscaras ou respiradores N95/P2 ajuda a retardar a propagação de vírus respiratórios". O trabalho, baseado em cerca de 78 estudos, inclui o novo coronavirus. Sim, é possível que tenhamos andado por aí mascarados sem que isso tenha de fato trazido grandes resultados na luta contra a propagação da COVID-19. 

Os negacionistas de plantão logo se animaram, afinal, eles passam a vida a nos alertar que cientista é bicho arrogante vomitando achismos por aí, ou seja, pura enganação. O que eles não entendem é que situações como a relatada aqui nos mostram exatamente a natureza do conhecimento científico. Isto é, a revisão constante dos seus resultados a partir do aparecimento de dados novos, encontrados por uma metodologia.

Nas religiões, se conhece através da revelação, com verdades consolidadas em dogmas. Ou seja, a verdade religiosa é uma condição eterna e inquestionável, não interessando qualquer tipo racional de contestação. Noé construiu uma arca e se salvou do dilúvio. Que se dane as leis da física, a história e a arqueologia. Se Deus falou, ta falado. Ou como diria Nelson Rodrigues: "se os fatos estão contra mim, pior para os fatos". Diferente é a ciência, que vive de um rigoroso método fundado na experiência. 

Apesar dos resultados científicos serem passíveis de revisão, isso não quer dizer que não possua verdades seguras. A humanidade progrediu, melhorou suas condições de vida, estendeu a existência humana usando desse tipo de conhecimento. Cirurgias, antibióticos e vacinas não são feitoas de opiniões individuais, mas de conclusões oriundas de um processo sistemático de construção de conhecimento. As maiores decisões de nossa vida são feitas debaixo do que diz a ciência. Alguém duvidaria  da gravidade ao ponto de pular de um avião sem paraquedas?

Os que negam a a validade científica gostam de submeter o mundo às suas impressões individuais ou à sua preferencia ideológica. Mas a boa ciência deve estar descontaminada do que achamos como deve ser, devendo apresentar o que é. Seu método ancorado na razão é a garantia de sua segurança e a razão do seu sucesso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os brancos cristãos escravizados por muçulmanos que a historiografia esqueceu

O identitarismo está construindo uma nova história do Brasil

VILA AMERICANA: POR QUE VOTO NA CHAPA 2